16 de outubro de 2013

APOSENTADORIA ESPECIAL PARA OS DEFICIENTES


A nova lei que garante a aposentadoria especial para os deficientes entra em vigor em NOVEMBRO. Antes, o governo publicará as regras que definirão como será feita a avaliação do grau de deficiência do segurado.

QUEM É CONSIDERADO DEFICIENTE PELA LEI




Quem tem “impedimentos de longo prazo” de natureza:

Física
Intelectual
Auditiva
Visual

              
             VANTAGEM

  • Tempo de contribuição menor
  • Idade mínima menor
  • Benefícios sem o desconto do fator
  • Permite trabalhar

COMO DEVERÁ SER FEITA A AVALIAÇÃO

   A avaliação de deficiência não levará em consideração apenas a doença, isso quer dizer que, além de deficiência serão avaliados o local em que o segurado vive, a acessibilidade do local onde trabalha e a forma como ele se desloca até o emprego, ou seja, o que vai importar será o impacto que a deficiência tem no dia a dia do trabalhado.

 Essa análise será feita pelo perito do INSS em conjunto com um assistente social.

EXEMPLOS:

Segurado 1: Cadeirante que vive em uma rua plana, vai para o emprego de carro e trabalha em uma empresa que tem rapas de acesso

Segurado 2: Cadeirante que mora em um morro, depende de ônibus para trabalhar e precisa da ajuda de colegas para assumir seu porto no trabalho.

A deficiência do segurado 2 será considerada mais grave do que a deficiência do segurado 1.

Nova aposentadoria do deficiente exige menos contribuições, não tem desconto e permite trabalhar.

A maior vantagem é a comparação com a aposentadoria por invalidez. A permissão de continuar na ativa ocorre por que, ao contrario do aposentado por invalidez, o deficiente não é considerado incapaz para o trabalho.
O deficiente também precisa de menos pagamentos e não terá o desconto do fator previdenciário – índice que reduz o benefício de quem se aposenta mais cedo. O tempo de contribuição exigida irá depender do grau de deficiência do segurado.
A avaliação da gravidade será feita por um médico perito do INSS em conjunto com uma assistente social.
Segundo Antônio José Ferreira, secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a ideia é analisar não somente a doença, mas como ela afeta o dia a dia. Por isso, entrarão nessa avaliação questões como local onde o deficiente mora e as dificuldades para chegar ao trabalho.
Especialistas do governo e sociedade vão finalizar as regras da avaliação. Os estudos devem ser concluídos com antecedência, para que os funcionários do INSS sejam treinados até novembro.
Assim antes de comparecer na agência do INSS, entre em contato com a assessoria, pois temos as informações e quais documentos vai precisar para conseguir o benefício. 

Fonte: Jornal Agora

Esclareça suas dúvidas, sendo bem orientado e assessorado.


LIGUE E AGENDE UMA VISITA

(11) 2805-4457 / (11) 4044-1438 


Ou mande um e-mail: aprevassessoria@gmail.com